A pergunta que muitos empreendedores e empresários querem saber é como deixar de ter clientes devedores, pois as situações de incumprimento são cada vez mais recorrentes, principalmente perante cenários de crise.
A má notícia é que é impossível eliminar, definitivamente, clientes devedores, pelo simples facto de não controlarmos as ações das outras pessoas. Aquando do início de um negócio, não conseguimos prever se o cliente vai cumprir com a obrigação de pagamento, nem conseguimos controlar as suas ações, de forma a ser um cliente “certinho”.
Existem casos em que o incumprimento não advém até de situações imprevisíveis, que, por muito que a pessoa queira, não consegue efetuar o pagamento.
Tendo em conta isto, como deixar de ter clientes devedores?
Agora que sabemos que é impossível eliminar de forma eterna, cabe-nos arranjar estratégias para tentar controlar e minimizar estas situações desagradáveis. Pois, podemos tentar ao máximo impedir que o cliente incumpra com a sua obrigação de pagamento.
A forma mais rápida e fácil de conseguir isso é através da redação de um contrato com prazos, formas de pagamento e consequências, caso não haja cumprimento da obrigação e pagamento.
Mas o que é um contrato?
Um acordo de vontades celebrado entre duas ou mais pessoas que criam um conjunto de direitos e obrigações a que as partes estão obrigadas.
A assinatura de um contrato, tradicionalmente, é encarada com uma forma mais séria de assumir um compromisso e como resultado, as pessoas sentem-se mais pressionadas e cumprem, mais rapidamente, com as suas obrigações, nomeadamente a de pagamento.
Mas o contrato tem outra valência, caso o cliente não pague, o contrato serve de meio de prova de que aquela pessoa tem a obrigação de pagar e, por isso, o pagamento pode ser exigido em tribunal, mediante ação judicial, por exemplo.
Assim, deixar de ter clientes devedores parece um cenário de um mundo ideal, mas podemos ficar cada vez mais perto desse cenário quando firmamos um compromisso em papel.