Registar uma marca é sinônimo de distinção! Sabemos que depois do registo, ninguém poderá usar o mesmo sinal em produtos ou serviços afins ou complementares. A marca dá uma sensação de exclusividade para o seu titular e para quem está a comprar os produtos ou contratar os serviços divulgados através daquela marca. Quem compra os produtos de uma marca registada ou contrata os serviços, sabe que o que está perante um símbolo de garantia de qualidade e de distinção dentro do mercado.
Atualmente, tem sido uma tendência a criação das marcas.
Mas antes de registar uma marca é importante ter algumas cautelas, ou seja, existem erros que não se deve cometer na hora de registar uma marca.
1. Verificar se a marca é única
É importante começar por uma pesquisa no INPI sobre o nome ou sinal que se pretende registar, de forma a perceber se o mesmo está livre.
2. Não divulgar a marca antes do registo estar concluído
Este ponto vem no seguimento do anterior. Se, porventura, uma determinada pessoa começar a usar um sinal antes do seu registo de marca, poderão verificar-se duas situações: primeiro, no momento do registo, a marca poderá já estar registada em nome de outrem e, por outro lado, com a divulgação de uma marca sem estar devidamente registada, alguém, ao ter conhecimento dessa marca, que ainda não está registada, poderá efetuar o registo e impedir o criador da marca de a usar.
3. Não registar uma marca descritiva
Deve evitar-se o registo de uma marca que descreva os produtos ou serviços que aquela marca visa, pois, sendo um sinal fraco, sem capacidade distintiva, pode ser recusado o seu registo.
Se o objetivo for registar uma marca, estes são os erros que não se deve cometer na hora de registar uma marca.