O E-Mail Marketing é uma grande, em diversos setores, na angariação de clientes! O poder de enviar novidades, descontos, informações através de um e-mail automático e personalizado gera muito retorno de vendas e, como esperado, lucros para as empresas.
Há quem diga que esta técnica de marketing já não se aplica ou que é uma perca de tempo, mas a verdade é que os consumidores continuam a ser influenciados pelas mensagens que recebem na sua caixa de e-mail.
Mas elaborar uma newsletter exige precauções e obrigações que se deve ter em conta! E a Autoridade de Controlo Nacional no que toca à proteção de dados publicou a Diretriz/2022/1, onde estabelece as regras de e-mail marketing.
O que é o e-mail marketing?
Segundo os especialistas, ” O E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que consiste no envio de e-mails para um determinado público, de forma mais ou menos consistente. Este “público” pode ser proveniente de uma base de contatos de clientes ou mesmo das leads geradas por meio de outras estratégias”, em marcogouveia.pt.
O que é necessário para enviar e-mail marketing?
A Autoridade de Controlo Nacional no que toca à proteção de dados publicou a Diretriz/2022/1 cujo o tema é as comunicações eletrónicas de marketing direto. Neste âmbito, a CNPD estabeleceu orientações para a proteção do titular dos dados pessoais e que são destinatários destas comunicações.
É importante destacar a Lei n.º 41/2004, de 18 de agosto sobre a privacidade das comunicações eletrónicas , onde se dá relevância à licitude do tratamento dos dados pessoais dos destinatários, como o consentimento e os interesses legítimos.
Em suma, o importante a reter e a cumprir são estas regras no envio de e-mail marketing :
- Receber o consentimento prévio e expresso do assinante;
- Assegurar-se que o Utilizador sabe que está a consentir no envio de comunicação para fins de marketing, ou seja, especificar qual o objetivo desse consentimento;
- Dar a possibilidade aos Utilizadores de recusar utilização dos seus dados, no momento da inscrição e em cada e-mail que seja enviado, de uma maneira fácil, intuitiva e sem qualquer custo associado;
- Não enviar campanhas de forma oculta ou dissimula, escondendo a identidade da pessoa ou efetuar em nome de de outras pessoa;
- Enviar e-mail sem a indicação de um meio de contato válido para o qual o destinatário possa enviar um pedido para pôr termo a essas comunicações.
O respeito pela licitude no tratamento de dados é de extrema importância para a confiança e boa navegação em ambiente digital. Mas para isso cada utilizador, quer seja o responsável pelo tratamento de dados ou mero assinante, deve contribuir para o cumprimento desse objetivo.
Ainda assim, os contatos efetuados por outros meios, como o telefone/telemóvel, também é necessário o cumprimento destas regras.